O ideal é que a estrutura metálica seja prevista no projeto para evitar adaptações futuras. Contudo, caso seja necessário alongar ou encurtar peças, isso pode ser feito no canteiro de obra. Definido o sistema construtivo, é preciso especificar cuidadosamente os materiais de acordo com a localização da obra e a resistência exigida. O projeto executivo deve ser desenvolvido por um engenheiro estrutural, que será responsável pelo cálculo estrutural. Essa etapa é extremamente importante para a segurança dos usuários, pois evita o subdimensionamento ou o superdimensionamento dos elementos de aço.
Já a fabricação e a montagem devem ser feitas por profissionais especializados, que seguirão as diretrizes para dimensões, recortes e furações presentes no projeto executivo.
Como a estrutura metálica é pré-fabricada, o tempo de execução da obra é reduzido em relação ao sistema de alvenaria, e a mesma redução é notada na necessidade de mão de obra. O peso por metro quadrado também é de 20% a 30% menor, pois as fundações que recebem as estruturas de aço são reduzidas.
Outro ponto positivo é a durabilidade e o perfeito alinhamento vertical da obra, obtido graças à precisão com que a estrutura metálica é fabricada. A vantagem do aço é sua versatilidade, que permite aos arquitetos criar grandes vãos e balanços sem pilares ou paredes estruturais.